Você sabe quantos concursos de cerveja existem? Sabe como funciona a premiação? Confira nossa matéria sobre as principais competições no ramo cervejeiro

  Em 2008 haviam menos de 100 cervejarias no Brasil; hoje, dez anos depois, já são mais de 830. Em nível mundial o número de cervejarias ultrapassou 19.000, representando 209 países. Essa merecida expansão do nosso licor sagrado faz com que você consiga saborear uma IPA na Índia ou na Islândia, uma Session da Bélgica ou uma do Brasil e até uma Stout nos EUA ou na Ucrânia.
   Mas qual o parâmetro que as diferem? Ou para que servem esses concursos? Foi pensando nisso que as primeiras premiações surgiram. As competições de cerveja existem para serem utilizadas como selos pelas vencedoras, afim de evidenciar ao seu consumidor final que de fato aquela beer possui qualidade e excelência digna de uma cervejaria premiada. Confira a análise sobre as principais competições e seus respectivos vencedores: 

.Concurso Brasileiro de Cervejas –

   É a competição de mais alto prestígio no cenário nacional, e conquistou seu espaço no âmbito mundial também. Seu grande diferencial é fomentar a cultura da cerveja através do Festival que acontece de forma simultânea. Seminários técnicos, palestras e eventos de dicas sobre harmonização são exemplos de programações que ocorrem no festival.  A coordenação técnica fica por conta da renomada Science of Beer Institute que ajuda na organização do evento como um todo. Na última edição foram mais de 2.859 rótulos inscritos em 148 categorias diferentes, 475 cervejarias brasileiras foram inscritas (número que corresponde a 70% do total de cervejarias nacionais) sendo avaliadas por 86 jurados de todo o mundo.

Com 15 medalhas, Cervejaria Cathedral vence o 6º Concurso Brasileiro de Cerveja.

   E dentre todas as cervejarias inscritas, a campeã da última edição garantiu 15 medalhas ao todo, sendo 7 de ouro, 4 de prata e outras 4 de bronze, resultando assim na premiação máxima para uma cervejaria nacional, o título de Cervejaria do Ano pelo Concurso Brasileiro de Cervejas. E é claro que eu estou falando da Cervejaria Cathedralque com a ”virada de chave” que tiveram no final de 2016 inaugurando a então Cervejaria Cathedral Fábrica Bar – onde se fabrica a cerveja e se consome no próprio lugar, ou como gostamos de chamar, um belo Brewpub.

 

.World Beer Cup –

   A ”Copa do Mundo da Cerveja” é a mais prestigiada competição de cerveja do mundo. Ocorre à cada dois anos, possui mais de 250 juízes que avaliam mais de 90 estilos de cervejas em 101 categorias e a última edição contou com cervejarias inscritas de 66 países que enviaram 8.234 amostras do licor sagrado. A categoria com mais inscrições foi a American-Style India Pale Ale, com 377 cervejas, a medalha de ouro foi para a cervejaria Revision Brewing Co.

— Chris Swersey, Gerente da Competição

   Chris Swersey, um dos gerentes da competição diz que, ”Avaliar uma cerveja acontece em muitos níveis. Em nível profissional, a avaliação da cerveja é uma forma de revisão por segmentos. Os resultados são públicos, para que os consumidores possam aprender quais cervejas atendem a um alto nível de qualidade e quais cervejas exemplificam certos estilos conforme interpretados pelos juízes. Quando os profissionais da indústria reconhecem a excelência em produtos de todo o mercado, o consumidor pode ter certeza de que esses produtos são os mais finos disponíveis”

.Brussels Beer Challenge –

-foto: Bart Van der Perre

   O Brussels Beer Challenge é uma competição anual de cerveja à nível internacional. A competição visa criar uma plataforma para cervejarias do mundo todo se conectarem e promoverem ativamente seus produtos. Além disso, a competição tenta difundir cada vez mais a cultura da cerveja. São três dias de competição, um painel com mais de 80 especialistas em cerveja julgando mais de 1.250 cervejas de todos os cantos do mundo. No final dos três dias de degustação, as melhores cervejas de cada categoria são premiadas com uma medalha de ouro, prata ou bronze. As medalhas são usadas pelas cervejarias como uma espécie de selo em seus rótulos vencedores.

   O Brasil teve diversos representantes, e faturou 5 medalhas de ouro, uma delas na categoria Lager: American-Style Pilsner onde a cervejaria Baden Baden levou o ouro com a sua BadenBaden Cristal.

.Copa Cervezas de América –

   O concurso é realizado anualmente desde 2011 e nele participam cervejarias de todo o continente americano. O evento ocorre durante uma semana, com stands de apresentação e exposições que atuam como plataforma que proporcionam um intercâmbio entre as cervejarias participantes. Mais uma vez o Brasil ficou bem representado na última edição, além de diversos prêmios individuais foi uma brasuca que levou o prêmio máximo do concurso; a mineira Wäls se consagrou a Melhor Cervejaria das Américas com três medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

 

   Existem outros concursos e premiações, mas essas supracitadas são as de maior destaque você pode encontrar cervejas dignas de tais premiações aqui em Maringá-PR, cidade natal da Cervejaria Cathedral, campeã do 6º concurso Concurso Brasileiro de Cervejas. Venha fazer uma visita e provar verdadeiras cervejas campeãs!

Cathedral Fábrica Bar
Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733
87083-000 Maringá | PR

Prêmios da Cervejaria Cathedral:

Festival Brasileiro de Cerveja 2018:

OUROS:
*L’amour Fetiche – Dark American – Belgo – Style Ale
*Down Under (Cathedral e Swamp) – International – Style Pale Ale
*Serena Session – Session India Pale Ale
*Devaneio – Swedish – Style Gotlandsdricke
*Sibarita – American – Style Cream Ale
*Monarca – Dortmunder/European – Style Export
*Cathedral Oktoberfest – German – Style Oktoberfest/Wiesn

PRATAS:
*Contrassenso – Finnish – Style Sahti
*Armagedom – Imperial or Double India Pale Ale
*Cathedral Kellerbier – Kellerbier or Zwickelbier Ale
*Yellowspício – Rye Beer

BRONZES:
*Tid Brey – South German – Style Bernsteinfarbenes Weizen
*Tamura Coffee Blond – Coffee Beer
*Cathedral Helles Bock – German – Style Heller Bock/Maibock
*Genuína – Traditional German – Style Bock

*Eleita a Cervejaria do Ano pelo 6º Concurso Brasileiro de Cervejas 2018.
——————————————————————————–

Festival Brasileiro de Cerveja 2017:– 

OUROS:
*Cathedral Helles Bock – German-Style Heller Bock/Maibock
*Belladonna – Belgian-Style Table Beer

– PRATA:
*Apocalipse – Britsh-Style Imperial Stout
——————————————————————————–

Festival Brasileiro de Cerveja 2016:

– Pratas:
*Belladonna – Belgian-Style Table Beer
*Cathedral Belgian IPA – Pale American-Belgo-Style Ale
*Cathedral Helles Bock – German-Style Heller Bock/Maibock
– Bronzes:
*Carrot Cake Ale – Field Beer
*Hoppy Lager – Session Beer
*Session Belgian IBA – Dark American-Belgo-Style Ale

——————————————————————————–

Festival Brasileiro de Cerveja 2015:

– Prata:
*Apocalipse – Russian Imperial Stout

– Bronze:
*Cathedral Helles Bock – German-Style Heller Bock/Maibock
——————————————————————————–

South Beer Cup 2015:– Ouro:
*Apocalipse – Russian Imperial Stout

''Todo o pão carrega a triste história de um trigo que sonhou em ser uma cerveja''

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *