Valorize as cervejarias locais

Categorias Cervejas, DESTAQUES

É visto com muito orgulho ter uma cervejaria local, mas qual a importância em valorizar o produto regional?

                       Você já deve ter ouvido falar de alguma cervejaria em sua região, certo? Pois então, esse movimento deixou de ser tendência e se tornou realidade. Estudos realizados pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) apontam que em 2018 houve um crescimento de 23% em número de cervejarias no país. Se comparado ao ano de 2015, o número de fábricas de cerveja teve um aumento superior a 52%.

Gráfico de cervejarias no Brasil.

                      O mercado cervejeiro nacional não mais depende de importação; existem diversos rótulos brasileiros que suprem o cenário comercial do nosso querido líquido sagrado. E muito se deve ao investimento feito nesse ramo, que em 2015 apresentou um valor de 17 bilhões no setor. Mas outro fator crucial para que esse crescimento esteja em atual constância é a mentalidade do consumidor. E é sobre isso que iremos falar.

                       Daniel Chaves, Cervejeiro e Coordenador da Produção da Cervejaria Cathedral nos conta um pouco sobre a importância que o público, consumidor e frequentador do bar, tem nessa relação com o reconhecimento da Cervejaria Local:

’A Cervejaria local depende de consumidores locais […] uma cervejaria é local quando possui orçamento reduzido e reconhece suas limitações, preferindo zelar pelo cuidado com os processos de produção em pequena escala, investir na qualidade da matéria prima e no relacionamento com a sua região; quando estes três fatores estão alinhados e têm-se um bom produto, o público entende a mensagem sem muito esforço […] sem ele, a pequena cervejaria local não sobrevive.’’ – CHAVES, Daniel.

                      Existe uma grande diferença entre consumir uma cerveja que saiu do tanque há dois dias e uma que teve o seu processo de criação encerrado há um mês. Não falando apenas da qualidade das cervejas, que possuem suas propriedades mais bem concentradas e conservadas; mas o ponto é buscar um equilíbrio entre o custo benefício e a missão de proporcionar uma experiência única e inesquecível para o consumidor final. Chaves ainda diz sobre essa importante questão, das cervejarias locais de tornarem Brewpubs:

Daniel Chaves, Cervejeiro e Coordenador da Produção da Cervejaria Cathedral

‘’A grande vantagem do brewpub encontra-se na logística da fábrica ao consumidor final. A sequência é simples: a cerveja vai do tanque para o barril, segue para a câmara fria e de lá vai para o copo. O consumidor final tem a oportunidade de experimentar um produto fresco, não-pasteurizado, mantido em temperaturas próximas de zero. As características sensoriais são preservadas e o seu nível de degradação é baixíssimo. Esta lógica torna um brewpub o local mais indicado para quem aprecia este produto.’’ – CHAVES, Daniel.

                      Essa ideia não significa ser contra outras marcas de cervejas, incluindo as importadas; apenas a valorização e devido reconhecimento de tomar cervejas que são produzidas em sua região. Encurtar as barreiras entre o apreciador de uma boa breja e aquilo que há de mais inovador no cenário cervejeiro nacional.

Foto da produção de cervejas.

                      E esse é um dos diferencias da Cervejaria Cathedral, que tem como conceito base o de mudar o hábito de consumo de cervejas para apresentar às locais e artesanais. Na Cathedral o cliente vive a experiência sensorial completa, uma vez que tudo foi elaborado e cuidadosamente pensado desde a escolha das matérias primas até o seu copo.

                       O cervejeiro Daniel Chaves conclui a conversa nos mostrando um pouco sobre as perspectivas para o futuro do mercado de cervejas artesanais e locais, fazendo um relevante parâmetro sobre tudo o que já foi produzido até agora:

‘’Aprendemos todos os dias, desde a primeira produção até hoje. O processo de fabricação das cervejas, a grosso modo, é simples; mas são tantas variáveis que a repetibilidade ainda é um dos maiores desafios. Como produzimos muitas receitas diferentes, aprendemos coisas novas lote a lote. O mercado em que atuam as cervejarias independentes hoje, no Brasil, ainda é muito imaturo, mutável e incerto. O futuro depende da leitura e interpretação correta do mercado, que muda constantemente.’’ – CHAVES, Daniel.

Premiação da Melhor Cervejaria do Brasil – Festival Brasileiro de Cerveja 2018.

                      Em 2018 foi uma cervejaria local, que tem pouco alcance comercial fora de sua cidade, a cervejaria eleita como Cervejaria do Ano pelo mais importante concurso a nível nacional, o Concurso Brasileiro de Cervejas. E esse título reforça ainda mais a valorização dos produtos locais, que são de qualidade e renome no país.

                      A equipe Cathedral está esperando sua visita, venha conhecer de perto um BrewPub de respeito, com raízes 100% regionais e valores pautados na qualidade e em proporcionar uma experiência inesquecível ao cliente.

Cervejaria Cathedral Fábrica Bar Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733
Terça – Quinta: 18h – 01h;
Sexta: 18h – 01h30;
Sábado: 18h – 01h30;
Domingo: 18h – 23h.

Cathedral Sports Bar Av. Xv de Novembro, 170
Segunda – Sábado: das 11h à 01h;
Domingo: das 11h às 23h.

''Todo o pão carrega a triste história de um trigo que sonhou em ser uma cerveja''

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *