Uma cerveja para cada estação do ano

Categorias Cervejas, Curiosidades, DESTAQUES

Nessa matéria iremos especular sobre alguns estilos de cervejas Cathedral que harmonizam muito com as estações do ano

             É normal dessa época ouvirmos muitas pessoas usarem o famoso jargão do brasileiro em início de ano ‘’o ano só começa depois do carnaval’’, porém aqui na Cervejaria Cathedral o ano já começou a todo vapor e com muitas novidades saindo do tanque, mas isso fica para outra hora. Hoje falaremos sobre alguns estilos de cervejas Cathedral que casam muito bem com as estações de 2020. Escolha sua gelada, cheque a temperatura e descubra quais são os 4 estilos de cerveja que são a cara de Verão, Outono, Inverno e Primavera.

             Para nossa análise vale a ressalva que a estação influencia e muito na apreciação de uma cerveja. Então talvez a sua degustação sofra uma leve variação de acordo com o clima, mas nada que interfira na sua experiência em conhecer um novo estilo. Então serão um estilo para cada estação do ano. Vamos lá.

Fonte: Designed by Freepik

. VERÃO

             Começamos com a estação que lota as praias, está presente no carnaval e vai até o final de março. O verão de 2020 estará em vigor até 20 de março para a alegria de quem gosta de tomar um sol e se refrescar na piscina. Aquele churrasco com a família, aquele happy hour depois do serviço ou a resenha depois do futebol pedem uma cerveja gelada, fácil de tomar e refrescante.

             Selecionei um estilo que a cada ano que passa ganha mais espaço no paladar de seus apreciadores, para o verão indicamos as Catharina Sours. Ela foi a escolhida por ser uma cerveja leve e com um alto drinkability; apesar de ser uma cerveja com acidez facilmente perceptível nas Catharina Sours o foco principal sempre será as frutas e especiarias adicionadas, frutas que na maioria do caso são de natureza tropical.

        Aqui na Cervejaria Cathedral já foram produzidas três cervejas deste estilo, curiosamente as três são colaborativas, cada uma com sua particularidade que a fez única; são elas a Gingerine Sour (uma colaborativa internacional de gengibre e tangerina em parceria com o pessoal da Robin Hood Brew Co.) a Muricata (uma colaborativa com a Hump Beer que apresenta graviola, noz moscada, baunilha e gengibre) e a C-SOUR (também colaborativa com a Cervejaria Hump, mas essa com adição de caju, cajá e coco), essa última agradou tanto os apreciadores do líquido sagrado que a lançamos na versão lata. 

. OUTONO

             Assim que o verão acaba, chega a vez da estação que faz os dias ficarem mais curtos, a temperatura já começa a diminuir e a paisagem verde começa a dar lugar aos galhos secos. O outono estará com os brasileiro de 20 de março até 20 de junho. Os grupos de amigos já preferem ficar em casa ao invés de sair, tornando mais difícil e convidativo alguma programação externa, outono é a estação oficial para estar perto da galera, talvez chamando para um jantar caseiro ou uma noite de jogos; pensando nisso escolhi um estilo que é facilmente aceito pela maioria, as Session.

             Ok, ok, talvez eu esteja roubando um pouco nessa escolha, pois as cervejas Session não são um estilo e sim uma subcategoria de cerveja, caracterizando uma versão mais leve de um estilo já existente. Mas em compensação digo que as Session já estão em grande número no mercado cervejeiro atual, então não será difícil encontrar cervejas para o seu outono ficar ainda mais aconchegante.

             A Cervejaria Cathedral já produziu três Session, duas Session Rye IPA e uma Session IPA, e das três, duas são medalhistas. A Serena Session (medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas, é uma cerveja clara, de corpo baixo e um aroma intenso de frutas tropicais) a outra medalhista é a Yellowspício (uma Session Rye IPA medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas, a presença de centeio contribui para o corpo aveludado, que é marca registrada do estilo) e a Golden Rye (uma colaborativa com a Cervejaria Dádiva, chama a  atenção por sua coloração dourada e seu alto drinkability). As três cervejas são tão queridas da casa que foram escolhidas para carregarem o nome da Cathedral em todo país. É possível encontrá-las em diversos bares do Brasil em chope e lata. 

. INVERNO

             Se no outono a tendência é ficar mais em casa, no inverno é sair das cobertas somente para o necessário. E no período entre 20 de junho e 22 de setembro os casais irão preferir assistir filmes em casa ao invés de enfrentarem a época mais fria do ano na fila do cinema. Aplicativos de delivery serão ainda mais acionados, afinal ninguém quer sair de casa para buscar o lanche. E foi com base nesse espírito caseiro que escolhi as Imperial IPA como ideais para o inverno brasileiro.

             As Imperial IPA têm esse nome imponente devido a quantidade exorbitante de lúpulo usado para a fabricação delas. No primeiro plano fica o caráter complexo de lúpulo, promovendo amargor assertivo e ideal para harmonizar com pratos no inverno (experimente uma noite de fondue harmonizado com uma Imperial IPA). Em um segundo momento é possível notar toques de caramelo ou grãos tostados na proporção ideal para ainda permanecer sendo uma cerveja com lembranças doces. Casando muito com o aconchego de cobertores, maratonas de séries e com tudo que o inverno traz de bom.

             A Cathedral possui a Armagedom, uma Imperial IPA com ABV 9% e 90 de IBU, medalha de prata do Concurso Brasileiro de Cervejas, que recebe esse nome devido a adição de lúpulo em quantidades meteóricas, promovendo um amargor elevado e alto teor alcoólico, nossa sugestão para você apreciar nesta estação.

. PRIMAVERA

             A temperatura já volta a subir, para a alegria de muitos, as flores desabrocham depois de um período seco e aqueles com algum tipo de problema respiratório se alegram com a normalização da umidade no ar. De 22 de setembro à 21 de dezembro estará aberta a temporada que vem sendo conhecida como o início do “Projeto Verão’’. Homens e mulheres tendem a praticar mais atividade física, como caminhadas ou corridas matinais, por conta de ser a estação que antecede o verão, e a que tem clima mais ameno. E foi levando isso em conta que para a primavera de 2020 a escolhida serão as IPAs.

             As IPAs são ideais para serem consumidas após um gasto calórico e de energia, claro que sempre com moderação. Que isso não sirva de desculpa para sair da academia e ir tomar litros e litros das India Pale Ale, o que quero trazer aqui é que as IPAs possuem alto caráter de frescor, devido aos lúpulos utilizados aromas e até gostos de frutas cítricas são atenuados nos primeiros goles, experimente trocar o isotônico de laranja por uma IPA no final do treino. Escrevi uma matéria sobre os benefícios da cerveja, dê uma olhada depois.

             Como o universo do estilo é muito abrangente, irei restringir precisamente ao estilo American India Pale Ale, para quem conhece a Cervejaria Cathedral já sabe da fama da Cathedral IPA, uma cerveja com intenso aroma e sabor de lúpulo com caráter cítrico, resinoso e de frutas tropicais, como o maracujá e tangerina. Um leve dulçor de malte pode ser encontrado em segundo plano, contrastando com o amargor potente. Possui corpo médio baixo e carbonatação moderada. Vai por mim, uma IPA gelada é mais que o pedido certo para a primavera. 

. BÔNUS

             Eu sei que você está querendo comentar logo e encaminhar essa matéria para os amigos, mas calma que irei apresentar mais um estilo, um presente para quem leu a matéria até o final. Falamos sobre cada estação do ano, suas características e o porque delas harmonizarem com os estilos selecionados, mas quando concluía a matéria me peguei pensando, ‘’será que existe um estilo coringa, algum que sirva para todas as estações?’’. E a resposta foi positiva. 

             Em toda matéria que trago para vocês, gosto de relembrar que no mundo das cervejas, principalmente as artesanais, não existe verdade absoluta. Não há nada errado em experimentar, o errado é não experimentar. Pensei em um estilo que fosse refrescante para os dias quentes do verão, que fosse fácil de beber para cair no gosto de todos no outono, que harmonizasse com o aconchego do inverno e que fosse leve assim como a primavera. Eis que me veio à mente as deliciosas Fruit Beer.

             As Fruit Beer são os resultados de harmoniosas fusões de frutas selecionadas com cerveja; o caráter frutado é destaque nesse estilo, porém sempre em equilíbrio com as características da cerveja. O mais legal desse estilo é que sua cor, seu aroma e seu sabor diferem infinitamente, pois a fruta utilizada é que norteará as sensações na degustação.  

             A Cathedral possui duas cervejas dentro desse estilo: a queridinha Aurora, uma cerveja com generosas adições de framboesas, deixando o aroma e a coloração dessa cerveja simplesmente incríveis; e a novíssima Jabutica Beats, uma colaborativa com o pessoal da Cervejaria Suinga que leva jabuticaba em sua receita, deixando a cerveja leve e muito refrescante.

             Espero que você tenha aproveitado as dicas da matéria e que se permita experimentar novos estilos para a presente estação. Deixe nos comentários quais as suas cervejas preferidas para cada estação do ano e compartilhe com seus amigos para que na próxima todos façam parte da degustação completa. Conheça mais das cervejas Cathedral nesse link, conheças nossas unidades em Maringá e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidade. Um brinde e até a próxima!

Lembrando que além das latas, nos bares da Cathedral você também pode encher seu growler com sua cerveja favorita, verifique a disponibilidade e venha brindar conosco!

  • Cathedral Fábrica Bar
    • Av. Dr. Alexandre Rasgulaeff, 5733 – Jardim Real, Maringá – PR, 87083-000
    • Telefone: (44) 3246-2796
    • Horário de funcionamento:
      • ▪ Fechado às segundas
      • ▪ Terça, quarta e quinta: das 18h à 1h
      • ▪ Sexta e sábado: das 18h à 1h30
      • ▪ Domingo: das 18h às 23h
  • Cathedral Sports Bar
    • Av. XV de Novembro, 170 – Zona 01, Maringá – PR, 87013-230
    • Telefone: (44) 3354-6193
    • Horário de funcionamento:
      • ▪ Segunda: das 11h à 0h
      • ▪ De terça a sábado: das 11h à 1h
      • ▪ Domingo: das 11h às 23h
      • 🔸 Almoço: de segunda a domingo, das 11h às 15h
  • Cathedral Burger Bar

    • R. Paranaguá, 37 – Zona 7, Maringá – PR, 87020-190
    • Telefone: (44) 3305-9889
    • Horário de funcionamento:
      • ▪ De segunda a quarta: das 18h à 0h
      • ▪ De quinta a sábado: das 18h à 1h
      • ▪ Domingo: das 18h à 0h
''Todo o pão carrega a triste história de um trigo que sonhou em ser uma cerveja''

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *